A SOBRAFISA na condição de entidade associativa conveniada ao COFFITO, esteve presente nos estandes da Décima Quarta Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília –DF, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro de 2011.
O SISTEMA COFFITO/CREFITOS conseguiram a montagem de consultórios nos espaços da Décima Quarta Conferência Nacional de Saúde, contou com o apoio da SOBRAFISA realizando durante os 5 dias do evento aproximadamente 1200 atendimentos em Acupuntura/auriculopuntura e orientações em saúde.
O trabalho foi desenvolvido em sua grande maioria por alunos do IPGU- Instituto de Pós Graduação- Unidade de Brasília-DF, instituto chancelado pela SOBRAFISA NACIONAL
Na manhã do dia 02 de dezembro o Ministro Alexandre Padilha em visita ao estande conversou com os trabalhadores presentes, vivenciou alguns dos serviços oferecidos ao público tais como a Acupuntura e Auriculoacupuntura, no estande do Sistema COFFITO/CREFITOs/SOBRAFISA, sendo atendido pela Fisioterapeuta Dra. Aline Manssur (DF), ex- aluna do Curso de Formação de Especialista em Acupuntura do IPGU- DF.
Os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais eram os únicos profissionais de saúde dentre todas as profissões regulamentadas que organizados realizaram assistência e fizeram a diferença entre aos usuários e conferencistas.
O que nos deixou mais satisfeito, segundo o Dr. Jean Luis de Souza, Presidente da Seccional de Minas e Secretário do Conselho Gestor da SOBRAFISA e Diretor de Ensino do IPGU, que na oportunidade coordenou os atendimentos, relata “os Conferencistas da Décima Quarta, que receberam assistência nos primeiros dias, voltaram aos estandes para agradecer aos especialistas, que ali estiveram pelos resultados obtidos, este é o verdadeiro reconhecimento e trabalho de uma entidade científica, que através de parcerias pode desenvolver um trabalho que mereceu o reconhecimento de todos os delegados e profissionais de saúde presentes na Décima Quarta Conferência Nacional de Saúde”.
Foi prioridade para as discussões da Conferência a aprovação da Emenda Constitucional (EC) 29, que determina índices mínimos de aplicação da receita bruta para a saúde para as três esferas de governo: 12% para os estados, 15% para os municípios e o equivalente ao orçamento anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB), no caso da União.
O IPGU agradece a todos os profissionais/alunos que participaram do evento realizando os atendimentos em Especial a Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura Dra. Glacione Karina, ex supervisora de estagio do IPGU-DF, que também esteve presente no estande de assistência durante o evento.
O Diretor do IPGU Prof. Jean Luis de Souza, participou da marcha na Esplanada dos Ministérios em manifestação organizada pela Central Única dos Trabalhadores e outras entidades da saúde de movimento contra a privatização do SUS e pela aprovação a Emenda Constitucional 29, que garante recursos para a Saúde da população brasileira.
Clique aqui e veja os momentos da 14º conferência.